Novas Alices | Maria Ienke: Desafio: 30 dias de faxina! - Segunda semana

Sponsor

Desafio: 30 dias de faxina! - Segunda semana

14 de agosto de 2014

Esse mês estou empenhada em uma super faxina, inspirada no blog da Sernaiotto! A primeira semana foi fácil, mas a segunda, confesso que eu já me atrasei e tive maiores dificuldades para cumprir todas as propostas do projeto. Mas consegui fazer tudo! Claro que com um ajuste ou outro, tudo pode ainda melhorar, mas já estou evoluindo, haha!

8. Organizar meus serviços e processos
Aqui a ideia é se organizar com os trabalhos e serviços prestados. Tipo, quanto cobrar, o que fazer em cada situação? Ainda não sou fotógrafa profissional, mas várias pessoas me solicitam serviços, então estou criando um documento com todos os procedimentos, detalhes e valores. Também criei um mídia kit para o blog, que além de facilitar a vida da blogueira e do cliente, mostra que o blog é profissional. Essa etapa é muito importante, porque quando você menos espera, um cliente aparece e você precisa estar preparada!

9. Analisar projetos futuros e pendentes
A gente sempre deixa coisas pendentes, né? Projetos esquecidos em uma pasta que você nem lembra onde está ou e-mails que nunca foram respondidos. Agora foi a hora de eliminar tudo isso! Preciso me focar nos projetos que preciso realmente fazer!

10. Criar pastar para cada projeto/cliente
Alguns dos itens dessa semana eu consegui fazer na semana passada! Criei pastas separadas por assuntos, como fotos pessoais, posts para o blog, utilitários e fotos de clientes. Cada um em seu lugar, isso tornou tudo muito fácil!

11. Negar os projetos pendentes ou cansativos
Não adianta fazer uma coisa que você odeia. Se solicitaram algum serviço que você não gosta ou não tem tempo para fazer, o melhor a fazer é deixar de lado. A gente perde uma graninha, mas ganha em paz de espírito, e com certeza, outros trabalhos bacanas virão! Eu aprendi a negar aquilo que não terei tempo ou ainda não me sinto capacitada para fazer, melhor do que fazer mal feito, né?

12. Limpar o conteúdo que não se aplica ao meu nicho
Acho esse item muito importante! Sempre que alguém novo visita o blog, é provável que visite outras páginas. Se tiver algo nada a ver com o blog, isso pode afastar os leitores. Como eu era meio perdida no início do blog, apaguei alguns posts que não serviam pra nada, haha, aqueles com fotos que não aparecem ou que continham links quebrados. Ainda não tá 100%, porque não parece, mas é um trabalho muito cansativo e que exige muitas horas!

13. Revisar meus serviços ou produtos
Acho que esse tópico é muito parecido com o item 11. Aprendi que não posso ficar "atirando para todos os lados" apenas pensando em faturar com certas coisas. O legal é se focar naquilo que a gente realmente gosta e filtrar os serviços prestados. E essa faxina me ajudou muito a pensar bem nisso!

14. Atualizar minha imagem ou layout
Eu sempre estou mudando o blog, a foto do perfil e o layout. Por enquanto, ele está bem simples, mas tenho projetos para um futuro próximo. Quero deixar ele cada vez mais com a minha cara e que vocês também se identifiquem! E dicas são sempre bem-vindas, tá? :)

Hoje eu só falei, falei e falei. Mas espero que todas as dicas tenham ajudado vocês de alguma forma! :)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário