Novas Alices | Maria Ienke: Roube como um artista - Austin Kleon

Sponsor

Roube como um artista - Austin Kleon

9 de janeiro de 2015


Oi pessoal, estou começando mais um projeto esse ano! Pretendo postar resenhas bem completas aqui no blog e o meu objetivo é que essas resenhas sejam quinzenais! Com certeza eu consigo dar conta, né? Preciso muito retomar o meu ritmo de leitura e esse projeto vai me ajudar a focar mais nos livros! Para começar, eu trouxe um livro muito legal para vocês! Roube como um artista - 10 Dicas sobre criatividade - é um livro simples, divertido e muito inspirador!

A ideia desse livro surgiu da experiência e das palestras dadas pelo autor Austin Kleon, em Nova York. Em 2012, liderou o ranking dos livros mais vendidos na Amazon e ficou famoso por ser um livro que fala de uma forma muito simples e divertida sobre criatividade.


Eu acredito que todo mundo deveria ler esse livro ao menos uma vez, principalmente se o seu trabalho exige muito da sua criatividade, como: escritor, ilustrador, artista e claro, quem trabalha com blog! O autor separa por tópicos 10 formas de ser criativo e o que fazer para buscar inspiração. Como hoje em dia, é quase impossível criar algo totalmente novo do nada, ele incentiva a copiar. Mas não copiar assim, no sentido de roubar, até porque não seria algo criativo. Por exemplo, você tem um blog: Se você se inspirar em apenas um blog e acessar somente ele todos os dias, seu conteúdo ficará muito parecido, e isso é considerado plágio. Mas se você se inspira em muitos blogs, você tem inspiração de todos os lados e com um pedacinho da ideia de cada um, você cria um conteúdo só seu! O autor ensina direitinho o caminho para você chegar ao sucesso melhorando o trabalho de outras pessoas e acrescentando conteúdo à esse trabalho! 



Ele também dá dicas relacionadas ao que fazer em relação ao bloqueio criativo, onde buscar inspiração, praticidade na hora de trabalhar, entre outras coisas. Além disso, o livro é muito divertido e interativo, todo cheio de ilustrações e frases motivadoras. A leitura é bem fácil e dá para ler tranquilamente em dois dias. Fiz algumas fotos para ilustrar o post e também para vocês entenderem melhor a ideia do livro!


Pequenos spoilers:

"O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original."

Dê um Google em tudo. Mesmo. Dê um Google nos seus sonhos, nos seus problemas. Não faça uma pergunta antes de dar um Google nela. Você vai encontrar a respostas ou vai acabar esbarrando numa pergunta melhor."

"Estamos falando de prática, não de plágio - plágio é tentar fazer o trabalho de outro passar por seu. Copiar é engenharia reversa. É como um mecânico removendo partes de um carro para ver como ele funciona."

"O melhor conselho que tenho a dar não é que você escreva sobre o que você conhece, é que escreva sobre o que gosta. Escreva o tipo de história que você mais gosta - escreva a história que você quer ler."

"Reserve tempo para se distrair. Perca-se. Sonhe. Nunca se sabe aonde isso vai levar."

Informações:

Título: Roube como um artista | Autor: Austin Kleon | Editora: Rocco | Ano: 2013 (em português) | ISBN: 9788581222592 | Onde comprar: Livraria Cultura | Submarino | Fnac

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu fiquei interessada nesse livro, agora quero muito. Vai entrar na minha list de desejos :D

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir