Novas Alices | Maria Ienke: Fotografia para blogueiras - Conceitos Básicos

Sponsor

Fotografia para blogueiras - Conceitos Básicos

2 de abril de 2015

Como eu trabalho como fotógrafa e estudo muito sobre o assunto, achei que seria legal compartilhar com vocês o que eu sei e dar algumas dicas sobre o assunto! Existem milhões de tutoriais de fotografia e até blogs específicos sobre isso, mas eu resolvi criar uma série de posts aqui no blog sobre fotografia voltada para quem tem blog, seja por profissão ou apenas como hobby. O objetivo é ajudar a melhorar a qualidade das suas fotos, pois quem tem blog sabe o quanto isso é importante!

Vou falar sobre vários tópicos, incluindo look do dia, fotos de produtos para resenha, efeitos criativos para fotos e outros assuntos relacionados à conteúdo de blogs. Para começar, é inevitável ter que falar um pouco sobre a parte técnica da fotografia, pois a regra número um é que você aprenda a tirar fotos em modo manual e nunca mais seja escrava do modo automático, haha! Se você já entende ou pelo menos tem uma noção de fotografia, talvez esse post não seja muito relevante. Mas se você ainda não entende o básico da fotografia, esse post vai facilitar a sua vida, pois vou resumir tudo que você precisa saber para sair do modo automático. Então, comece girando o menu de cima da sua câmera para o modo M! A maioria das câmeras têm essa opção, independente de ser profissional ou não!


Falando nisso, sempre lembre que fotografia é escrever com a luz. Se você procurar entender como a luz se comporta, você vai tirar fotos boas com mais facilidade. Mas primeiro vou mostrar para vocês os três pilares da fotografia, que são os ajustes básicos:




ISO
Vamos começar pela configuração do ISO, que regula a sensibilidade do sensor à luz. Toda câmera digital tem um sensor, até o celular. É o sensor que capta a quantidade de luz que queremos para a nossa foto. No modo manual, isso é controlado através do ISO, quanto maior o número do ISO, mais luz vai atingir o sensor e a foto ficará mais clara.

Mas se você usar um ISO muito alto, a foto vai ficar com ruído. Nem sempre isso é ruim, eu particularmente não gosto, prefiro que as fotos fiquem bem "lisinhas". Em alguns casos fica legal, principalmente em fotos preto e branco. Mas, aqui no blog eu não costumo deixar minhas fotos com ruído! A minha câmera é uma full frame (ainda vou falar sobre isso!), então por mais que o ISO esteja nas alturas, ela gera muito pouco ruído, e talvez vocês não percebam tanta diferença nas fotos que eu fiz, mais abaixo.


Em fotos feitas à luz do dia, dificilmente você vai precisar de um ISO muito alto, evite utilizar acima de 800. Como vocês sabem, esse guia foi criado para blogueiras, então fique à vontade para usar um ISO alto quando precisar, mas nas fotos que utilizamos nos blogs eu não recomendo. O motivo é que as empresas procuram as blogueiras para anunciar ou testar seus produtos, ou seja, é publicidade. E uma foto publicitária precisa ter a melhor qualidade possível. Como a foto não tem nenhum intuito artístico, não há motivos para você querer ruído na sua foto, certo? Mesmo que não seja um post publicitário, você sempre vai mostrar algo no blog, seja o look, livros ou compras! Para ficar mais fácil de entender, fiz uma foto com as mesmas configurações, apenas alterando o valor do ISO. Olhem só:



ABERTURA
O próximo passo é entender sobre a abertura do diafragma. Você já viu aquele desenho redondinho em alguma coisa relacionada à fotografia? Então, aquilo é o diafragma da câmera e o tamanhos de abertura é representado acompanhado de um f, chamado f/stop. Ele controla a quantidade de luz que passará pela sua lente, então quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz passará e sua foto ficará mais clara. A abertura é a responsável pelas fotos com fundo desfocado, que todo mundo ama!

Mas nem sempre queremos que tudo fique desfocado, nesse caso é preciso diminuir o tamanho da abertura para ter uma maior profundidade de campo. Quando você quiser dar destaque para o assunto na sua foto e o fundo não é importante, a abertura deve ficar maior. Mas se você estiver em Paris, na frente da Torre Eiffel, você não vai querer desfocar a torre, né? haha! Então, precisa fechar a abertura para que passe menos luz pelo sensor e sua foto fique com o fundo nítido.


Se você usar uma abertura muito pequena, tipo 16 ou 22, vai precisar compensar o ISO para que a foto não fique sub-exposta (escura). É por isso que quando uma lente que possui uma abertura de até 1.4, por exemplo, é chamada de lente clara/luminosa, pois consegue atingir uma profundidade de campo bem baixa, deixando um desfoque maior no fundo da foto.

Eu já usei aberturas bem grandes para várias fotos aqui no blog, e eu acho que dá um efeito muito legal! Mas, dependendo do que você estiver fotografando, pode ser que uma abertura muito grande desfoque alguma parte importante do objeto, e aí você precisa testar para ver qual abertura é ideal para alcançar nitidamente tudo que você quer mostrar na foto. Fiz algumas fotos para mostrar como funciona, preste atenção na torre ao fundo:



VELOCIDADE
A velocidade é o tempo de exposição, o tempo em que a cortina do obturador fica aberta. o obturador é ativado quando apertamos o botão para fazer a foto! Resumindo, é o tempo que a câmera leva para clicar a foto. O tempo pode variar de milésimos de segundos até o tempo que achar necessário. Através das configurações da câmera, esse tempo pode levar até 30 segundos, além desse tempo só é possível com um controle remoto ou cabo disparador, mas não é o nosso caso, dificilmente vamos precisar desse tempo todo!

A velocidade é quem determina o movimento da sua fotografia. Controlando a velocidade, você pode congelar um momento ou dar a sensação de movimento. Funciona assim: Em uma velocidade mais baixa, tudo que estiver parado vai continuar parado, e tudo que estiver em movimento vai criar um efeito "borrado", mas a exposição sairá mais clara, pois entra mais luz na sua foto. Nessa hora, você deve diminuir o ISO e a abertura, para que sua foto não fique superexposta (muito clara). Em uma velocidade mais alta, você "capta no ar" tudo que estiver em movimento. A câmera vai captar tudo que acontecer na cena durante o tempo de exposição determinado por você.

Como a câmera capta a luz, mudando a velocidade do obturador é possível criar efeitos bem legais com lanternas, luzinhas e flash. Vou falar disso também em ouro post! O que você precisa saber é que quanto mais rápida for a velocidade, menos tempo a câmera leva para fazer a foto e menos luz vai entrar. 


Uma velocidade mais baixa, vai exigir o uso de um tripé, a não ser que você tenha poderes especiais e aguente segurar firme, sem respirar e sem tremer nem um pouquinho por alguns segundos, hahaha! A velocidade correta nesse caso, pode variar de acordo com a lente. Mas para não confundir muito, existe um número padrão de até onde a gente consegue segurar no braço, que é de 1/60. Esse número significa que o tempo é de 1 segundo dividido por 60. Evite usar velocidade mais baixa que isso, senão sua foto vai ficar tremida! Fiz algumas fotos para que vocês possam ver a diferença, sendo que o globo está girando em todas as fotos:



Esse post ficou gigante, mas preferi falar sobre os conceitos básicos de uma vez só, senão fica impossível treinar as fotos! Quem tiver alguma dúvida, deixa nos comentários que eu respondo, tá? Quem quiser, pode treinar nesse site a combinação de ISO, abertura e velocidade, que fica ainda mais fácil de entender! Espero que tenha ficado tudo bem explicadinho e que vocês tenham gostado deste tutorial! :)

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Que post incrível, adorei de verdade! Me lembrou de quando fiz curso e bateu uma saudades ♥
    Amo fotografia!

    quasereis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Toda semana vou falar sobre o assunto!
      Beijos <3

      Excluir
  2. Dicas perfeitas :D
    Obrigada por tirar várias dúvidas que eu tinha sobre fotografia.
    Ah! O blog novo está lindo demais <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvia!
      Fico feliz em ter ajudado um pouquinho! Se tiver mais alguma dúvida, só falar!
      Beijos <3

      Excluir
  3. Maria, seu blog ficou lindoooo!!!!
    Deu pra entender o pq de ter ficado fora do ar tanto tempo. Parabéns.
    Beijos
    http://segredosdageovanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Geo <3
      Pois é, demorei bastante haha, mas fico feliz que tenha gostado!
      Beijos :*

      Excluir
  4. O post ficou ótimo, Maria! Parabéns!
    Adoro postagens que ajudam azamiga blogueira hahahaha. É sempre bom ler um pouco mais sobre fotografia.

    Ah, o layout novo tá lindão!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thamires!
      Simmm, vai ter muita coisa legal ainda!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Nossa, o post ficou suuuper completo e me ajudou a relembrar algumas coisinhas, eu sempre confundia alguns valores na faculdade x.x E eu AMEI esse site pra treinar tudo que você deixou explicadinho \o/

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii fico tão feliz em saber que eu consegui repassar de um jeito fácil o que aprendi, porque a parte técnica é meio chatinha, né? huahaua
      Beijoss, obrigada! <3

      Excluir
  6. OMG! Post perfeito! Na verdade essas informações eu já tinha, mas foi MUITO difícil de achar porque nos sites não explicam de uma forma prática assim como você fez. Com certeza já salvei nos favoritos pra sempre relembrar. Parabéns pela sua iniciativa.

    Beijos!
    www.sonhosdemelbi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! <3
      Era essa mesma a intenção, explicar de uma forma bem fácil e que não ficasse muito cansativo!
      Que bom que você gostou, logo terão mais posts sobre fotografia!
      Beijos!!! :*

      Excluir
  7. Agora eu aprendo mais sobre fotografia. Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Moça eu quero te dar um abraço! Que post maravilhoso é esse? Tão bem escrito, tão bem explicado, eu entendi coisas que achei que nunca iria entender sobre câmeras kkk.
    Não sei o que dizer, adorei muito, sério, adorei muito mesmo ♥♥♥
    Devaneios Adocicados

    ResponderExcluir
  9. Amei o post,e sinceramente eu não sabia nada disso haha
    http://eukarolinemoura.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Post perfeito! Eu não entendo nada de câmeras, mas adoro fotografia queria muito entender!
    Vou ficar de olho, ansiosa pelos próximos posts! Obrigada por dividir conosco essas informações.
    Beijos.
    www.pricity.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. A que post maravilhoso! Vc explicou de forma simples e clara! Muito boas essas dicas! Já que terá uma sério, irei acompanhar! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que post incrível, me ajudou muito! Já fixei na barra de 'favoritos' hahaha tava tentando entender essas coisas da câmera e sempre ficava confusa!

    ResponderExcluir