Novas Alices: 5 maneiras práticas e gratuitas de divulgar seu blog!

Sponsor

5 maneiras práticas e gratuitas de divulgar seu blog!

11 de agosto de 2015

Todo dia eu vejo perguntas relacionadas à blogs, e apesar de existir muita coisa sobre isso na internet, ainda ficam algumas perguntas no ar. Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês algumas coisas que acredito ajudar na divulgação do blog, devagar e sempre, claro! Nada acontece de um dia pro outro! Eu tenho o blog há muito tempo, mas não sabia como divulgar e também não postava com muita frequência. No ano passado, decidi reformular tudo: organização, planejamento, layout e linha editorial. 

Claro que dicas de grandes blogueiras são muito importantes, mas acho interessante também que blogueiras iniciantes ou em ascensão também dividam dicas como essas, pois sabemos bem o quanto é difícil fazer com que nosso blog apareça no meio de tantos outros blogs incríveis que existem por aí! Não é nenhuma fórmula secreta, mas acredito que essas ações ajudam no crescimento e divulgação do blog de vocês, assim como me ajudam também!

1. APRENDA MAIS SOBRE SEO
Nele, você vai aprender a usar as palavras certas para seu blog ser encontrado com mais facilidade no Google. Posts com conteúdo de grande procura, tutoriais, e prestação de serviços. Você precisa oferecer algo para o seu leitor. Downloads grátuitos, wallpapers, dicas, posts em listas, tutoriais, posts como esse são atrativos e despertam a curiosidade e interesse das pessoas. A divulgação acaba se tornando mais espontânea e os leitores virão com mais facilidade!
DICA: Estude o significado de algumas palavras e aplique no seu blog, como feed, tags, backlinks, guest post, elevator pitch e networking. No blog da Sernaiotto tem um guia completo sobre isso!

2. SEJA INTERATIVA (NETWORKING)
Não tem que ser nada forçado, nem por interesse de divulgação. Amizades virtuais acontecem de forma espontânea, assim como na vida real! Não é bem uma forma de divulgação, mas vai te ajudar a conhecer pessoas novas e consequentemente atrair pessoas para conhecer o trabalho que você faz. Eu coloquei esse tópico porque tem gente que não interage com outras pessoas do meio e acaba desanimando com o passar do tempo.

É muito importante conhecer outras blogueiras, trocar experiências, conversar sobre vários assuntos, perguntar, tirar dúvidas. Onde encontrar essas blogueiras? Participe de concursos, participe de grupos de interação no Facebook, comente em blogs que achar realmente interessante, colabore com conteúdo em outros blogs, participe de blogagens coletivas, indique outros blogs de forma espontânea, seja sincera com seus leitores. Fazer a louca do SDV é muito chato! 

Também evite mandar mensagens inbox divulgando seu blog, isso irrita as pessoas e é uma forma de invasão de privacidade. Se as pessoas gostarem de você, elas mesmas vão procurar saber qual é o seu blog. A gente acaba fazendo ótimas amizades em cada canto do país, isso tão bom! E além da amizade, uma ajuda a outra com o blog! 
DICA: O grupo Rotaroots, Coisas de Blogueiras e  Liga Blogesfera são grupos incríveis para participar! Vocês já conhecem? Nunca mais você se sentirá sozinha na blogosfera!



3. SEJA ATIVA NAS REDES SOCIAIS
É importante estar ativa diariamente nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). Se você acompanhar, vai perceber que quanto mais conhecido é o blog, maior o número de postagens nas redes sociais, é muito relativo! Você pode criar um cronograma de posts para as redes sociais. Veja quais são seus horários de pico, que horas o pessoal mais comenta e curte suas fotos e divulgue sempre nesse horário. Mostre-se como pessoa normal na sua página e não como um "negócio", onde você só entra para compartilhar os posts. E mesmo quando for divulgação, fale com seus leitores de maneira bem próxima, crie um texto diferente para cada compartilhamento. "Humanize" suas divulgações, deixe tudo bem pessoal!
DICA: Vincule seu Instagram com a conta da fanpage do seu blog e não com seu perfil pessoal, assim tudo que você postar vai direto para a página, e você pode alterar isso a hora que quiser! Assim você alimenta a página e de uma forma bastante pessoal, o que também vai deixar mais interessante!

4. GRUPOS DE DIVULGAÇÃO: VALE A PENA?
O Facebook tem milhões de grupos de divulgação, mas será que vale a pena gastar todo esse tempo divulgando? A dica anterior serve aqui também. Só jogar o link do post lá e sair correndo não faz muita diferença. Escolha poucos grupos que você mais goste, prepare um texto legal e atrativo. Escreva de forma pessoal, como você faz com seus leitores no blog. Sempre se pergunte: Eu entraria nesse blog, se visse uma chamada assim? Divulgue um post legal, que ofereça alguma coisa interessante e traga as pessoas para seu blog e convide a conheceem o seu blog. Não peça curtidas, se a pessoa gostar, ela vai curtir. Relaxa, haha!
DICA: Alguns grupos que é permitido divulgações e que eu recomendo: Ganhe likes e Blogger Girls World



5. CUIDE DO SEU BLOG E FAÇA TUDO COM MUITO AMOR! 
Parece óbvio, mas muita gente deixa essa parte de lado! :( Você precisa antes de tudo amar essa vida de blogueira, porque se fizer só pensando em seguidores, likes ou ganhar dinheiro com isso, assim como em qualquer outra profissão, você será uma péssima profissional! Leve a sério, planeje, organize, invista em um layout bonito e prático, goste do que faz. Só isso já garante que muita gente vai gostar do seu trabalho e vai divulgar pra outras pessoas!
DICA: Meninas lindas que fazem layouts por encomenda: Ana Flávia, Ariane e Ellen

TRABALHO X HOBBY? NÃO! TRABALHO  HOBBY
Não é fácil, viu? E tem gente que acha que ter blog é algo simples! É como se fosse uma redação de jornal, tem que pensar nas pautas, criar os posts, planejar o calendário, fotografar, editar, fazer montagens e pesquisar muito, tudo sozinha. O blog pessoal é um hobby, mas também pode ser levado como um trabalho. Não há nada de errado nisso, tem coisa melhor de trabalhar com aquilo que você mais gosta de fazer? Eu amo fotografia também, e nem por isso faço só por hobby, é também uma fonte de renda! Se você tem um tempo disponível para tudo isso pra isso e amar o que faz, o reconhecimento com certeza virá com o tempo!


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Excelentes dicas!! :)

    http://the-not-so-girlygirl.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, super interessante. Dicas incríveis!! beijos sua linda!

    ResponderExcluir
  3. Rotaroots é tenso, fiquei mais de 8 meses esperando eles me aceitarem e nada... nem facebook uso mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, não sei como funciona a moderação deles, mas até onde eu sei, parece que tem muita gente na fila esperando ser aprovado! Obrigada pela visita :*

      Excluir
  4. Adorei Maria, sempre procuro pesquisar sobre isso. Mas não te nego estou colocando em pratica agora, tipo, eu ainda não sabia qual era o meu nicho sabe? Estou observando mais, estou vendo onde tem mais interatividade da galera la no blog é ate mesmo onde eu mais desenvolvo post pra galera. Anotei é vou começar a colocar em pratica lá no blog... Beijos Coração <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas :D
    Realmente, com bastante esforço e dedicação qualquer um pode ir longe. Nãm precisa fazer a linha do SDV para conquistar o público, ele se constrói com o tempo, como tudo na vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Dicas sempre muito bem-vindas <3

    ResponderExcluir
  7. Dicas assim são sempre muito bem vindas ♥ a única que não dá certo pra mim é a de divulgar em grupos :~

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Maria. Muito bom o post, concordo com exatamente tudo que tu falou! Blogar não é fácil, e mesmo sendo um hobby, precisa ser feito com amor e profissionalismo. Beijosss!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do post, anda mais a dica das redes socias, dos grupos de ter menos e interagir mais,,,veio a calhar no momento que estou tentando reformular algumas coisas no meu. Estou no coisas de blogueiras e alguns posts seus ja tinha me chamado atenão e entrei no seu blog e realmente gostei muito dele, me identifiquei em muitas coisas com vc,,,,ser mãe, gostar de fotografia, moda,,,etc,,,, parabéns pelo seu trabalho. É bom a gente encontrar blogs que dá sempre vontade de voltar e destrinchar todo o conteúdo bjs

    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal as dicas, é bem isso mesmo, acho que não tem muito segredo na divulgação, quando o conteúdo é bom a coisa flui naturalmente!
    Bjim
    Meu Blog: www.depoisquevocesefoi.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei o post! Estou no começo e conciliar tudo parece muito difícil. Com certeza suas dicas serão muito úteis! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei o post! As dicas foram muito úteis e com certeza vou colocar em prática ;)
    http://agarotaeotempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir