Novas Alices: Fotografia Fine Art (Danny Bittencourt)

Sponsor

Fotografia Fine Art (Danny Bittencourt)

14 de outubro de 2015

Hoje eu trago para vocês uma notícia para quem é amante da fotografia e da arte! Na verdade, acredito que vai encantar todo mundo! Foi lançado pela editora iPhoto, o primeiro livro de fine art no Brasil, escrito pela artista visual e fotógrafa Danny Bittencourt, com a proposta de transformar a sua fotografia em obra de arte! Eu já adquiri o meu logo que soube do lançamento e vou contar mais detalhes para vocês, junto com algumas fotos que fiz! Mas primeiro, vou explicar como é esse estilo de fotografia, segundo a definição da autora. Eu já conhecia, mas confesso que não sabia exatamente como explicar ou como fazer um trabalho nesse estilo, e esse livro me ajudou a entender o real conceito de Fine Art!



O que é Fine Art?
Fotografia Fine Art, no Brasil, ainda é pouco discutida. Ainda usamos esse termo para se referir às impressões fotográficas de alta qualidade e material diferenciado, que é muito vista em museus e exposições, e que também tem preço bastante elevado. Mas existe outra definição: é uma prática fotográfica sem visão comercial, um estilo de fotografia conceitual com o propósito de privilegiar experiências pessoais vividas pelo autor, e não pela pessoa fotografada. É a grande diferença: o protagonista é o fotógrafo, que usa pessoas ou ele mesmo, para soltar a imaginação em trabalhos autorais e fantasiosos, agregando arte e dando vida às coisas que no mundo real parecem impossíveis! Sabe aquelas fotos que a gente se inspira, muito encontrada em sites como o Tumblr e Pinterest? É mais ou menos aquela ideia!



Fotografia artística X fotografia Fine Art: Existe diferença?
Nem sempre uma fotografia artística precisa ser necessariamente considerada Fine Art! A autora explica que a foto nem sempre se encaixa nas duas categoriais, já que a fotografia artística trabalha, muitas vezes, com a desconstrução da imagem. A Fine Art é arte, sem dúvidas, mas o objetivo é explorar sentimentos e transmití-los através da imagem e provocar sensações diferentes no espectador, alguém que visita uma exposição, por exemplo. Através da ideia inicial do artista, cria-se um todo um roteiro para chegar ao resultado final. Incrível, né? É como se fosse um trabalho artístico e cinematográfico, só que através de imagens! Sempre que vejo essas fotos, me lembro do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, que possui exatamente essa percepção: as cores utilizadas nas cenas de acordo com o sentimento transmitido, a narrativa, a direção de fotografia e o ênfase dado ao que é considerado simples e rotineiro. Tudo isso torna um trabalho puramente artístico, bem nessa linha de conceito Fine Art. Eu gosto muito dessa área, então fico observando essas coisas em tudo, hehe!



A autora faz abordagem histórica, explica como funciona o processo criativo, ensina tutoriais de edição e pós-produção, mostra o que é preciso fazer para atuar nessa área, dá várias dicas de como construir uma narrativa e um storyboard do projeto e traz grandes referências de artistas. Um dos capítulos é todo voltado para as principais categorias da fotografia Fine Art: Retrato, Autorretrato, Nu, Paisagem, Surrealismo, Subaquática e outras perspectivas. 




A qualidade do material, assim como na maioria dos livros de fotografia, é diferente dos livros comuns. O papel é mais grosso e brilhante, acredito que com a finalidade de deixar as fotos com melhor aparência. A diagramação é um luxo à parte! O livro é bem gostoso de ler, nada cansativo e é todo dividido em parágrafos curtos! Muitas fotos, uma mais incrível que a outra e tudo bem explicadinho sobre cada uma delas. Eu folheei tudo no dia em que recebi e cada página virada eu me empolgava, louca para ler tudo de uma vez!

FICHA TÉCNICA:Título: Fotografia Fine Art | Autora: Danny Bittencourt | ISBN: 8563565265 | Editora: iPhoto Editora | Formato: 17 x 24 cm | Nº. de Páginas: 157 | Preço: R$59,90 Onde comprar: iPhoto Store | Para folhear o livro: clique aqui 
O livro está com preço promocional de R$59,90 e eu acho mais do que justo, considerando a qualidade do livro, tanto na parte estética, quanto no conteúdo, que é excelente! Se o objetivo da autora era nos fazer enxergar a fotografia como arte e despertar interesse, com certeza, conseguiu! Com certeza, vocês terão muito conhecimento e inspiração com um exemplar desse nas mãos! Eu ia falar sobre o lançamento do livro, mas como recebi há alguns dias, resolvi fazer uma resenha completa sobre ele! Espero que tenham gostado! Abaixo tem um vídeo bem legal da autora falando sobre o livro! :)



*Este post foi feito a convite da editora iPhoto, não é um publieditorial. 

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Noooh.. quero muito esse livro!
    adorei... na verdade, nem tinha escutado muito sobre FineArt.. fiquei curiosa

    =**
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!!! Que bom que você gostou!!! Eu amei esse livro, me ensinou muita coisa que eu também não sabia!
      Beijos! <3

      Excluir
  2. Que lindeza de livro!
    Enquanto lia seu post lembrei das fotos da Katerina Plotnikova, acho que é BEM isso, né?
    Acho esse estilo de fotografia maravilhoso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka! Isso, lembra muito sim! Amo o trabalho dela também! <3
      Beijos!

      Excluir