Novas Alices | Maria Ienke: 5 dicas para fotografar comida + feeds para inspirar!

Sponsor

5 dicas para fotografar comida + feeds para inspirar!

25 de agosto de 2016

Quem aí lembra, no comecinho do Instagram, que era a maior febre postar foto de comida? Qualquer coisa que íamos comer era fotografável, o que muitas vezes fazia com que nosso feed ficasse apetitoso, ou então, ao contrário: virasse um nojinho, hahaha!

Fotografar comida é uma tarefa difícil! Posso dizer que, profissionalmente, é um dos tipos mais complexos de fotografia e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença, isso porque a fotografia é que vai fazer com que o cliente tenha vontade de experimentar aquele prato. É por isso que sempre comentamos sobre o Mc'Donalds e outras redes de fast food, que nos apresentam aquelas fotos incríveis e na prática não é nada daquilo. Antes eu achava um absurdo, mas hoje, como fotógrafa, eu entendo a necessidade de uma apresentação impecável do produto para o consumidor. Sendo que o sanduíche da foto seria mesmo impossível de ser servido: pela demora de montar um prato com cada detalhe pensado, um hambúrguer quase cru e muitas vezes pelos elementos extras adicionados, como: óleo de bebê, incenso pra fazer fumaça e outros ingredientes não comíveis, haha. #segredosdafotografia




Mas hoje eu não vou falar sobre fotografar profissionalmente, porque não é o foco do blog. Todas as dicas que eu dou aqui são para pessoas que desejam melhorar a aparência das fotos e deixar o feed do Instagram mais bonito, já que é lá onde postamos nossas comidas, com menos freqüência, mas com muito mais cuidado do que antes. O Instagram hoje está cada vez mais limpo e com aparência profissional, e se você é blogueira e/ou divulga seu trabalho lá, é inevitável que tenha que aprender alguns truques para deixar seu feed mais atraente! Então eu elaborei 5 dicas para te ajudar a fotografar comida!

1.  O FUNDO
Fora de casa não tem muito o que fazer, mas se você for fotografar algo aí na sua casa, onde você tem o controle de tudo, anota essa dica super importante: o fundo faz toda a diferença! Claro ou escuro, vai determinar o estilo da foto! Por exemplo, se for um sanduíche mais rústico, você pode deixar a foto mais amarelada e usar um fundo escuro. Se for algo que remete ao verão, como um suco ou uma salada de frutas, o melhor é usar um fundo mais claro, para dar a sensação de algo refrescante e saudável. Em foto de comida, eu sempre aumento a saturação, pois quanto mais colorida for, mais vai chamar a atenção. Por isso, o fundo branco é ideal, já que somente as cores ficarão saturadas e o seu fundo continuará clean!



2.  O ÂNGULO
O ângulo também faz muita diferença. Fotos tiradas de cima chamam bastante a atenção, principalmente se tiver vários elementos compondo a foto e que não são necessariamente, comida!



3. A DISTÂNCIA
O close não funciona para todas as fotos. Tem comida que é muito gostosa, mas que não tem uma aparência bonita. Quer um exemplo? Ensopado, pratos muito moles ou que levam muito molho. Esses sempre pedem um ângulo diferente ou uma composição mais elaborada, como pãezinhos e objetos de madeira. Mas alguns pratos saem muito bem numa foto de close, como o brigadeiro, sorvetes e chocolate! É legal também fotografar pedaços dos pratos, para dar aquela sensação de curiosidade e harmonia para a foto!



4. A COMPOSIÇÃO
Complementando o que eu falei acima, a composição cria um ambiente confortável ~aos olhos de quem vê~ e você pode criar um estilo para as fotos que você postar. Pode ser rústico ou mais fofo! É hora de fotografar suas canecas lindas que você tem aí, mas ninguém vê! Você também pode usar ingredientes que vão na receita, tipo jogar gotas de chocolate em uma foto de cookies de chocolate, por exemplo! Obs: Cafés são lindos, fotografáveis e essencial para a vida criativa, haha!




5. FAÇA VOCÊ MESMA!
Um prato bonito faz diferença, uma embalagem diferente também, que na maioria das vezes, são DIY! Não precisa gastar: reaproveita latas, vidros de leite de coco e garrafas de suco ou refrigerante. Reparem que no Pinterest, as ideias são bem simples. É que estamos tão acostumados a gastar e comprar coisas, que usar material velho ou reciclável, é o tipo de coisa que passa desapercebido no dia a dia. Mas dá para fazer muita coisa legal, olha só!










Como as dicas aqui valem principalmente para o Instagram, vou citar alguns feeds que eu sigo e amo visitar para ver as fotos de comidinhas! Acho legal compartilhar esses perfis com vocês, já que são de pessoas e não de algum perfil só voltado para gastronomia. Eles inspiram e ajudam quem também quer montar uma composição legal no feed, intercalando outros tipos de fotos com as fotos de comida! Ah, e se você conhece algum outro perfil que tem tudo a ver com o que falei aqui, deixa nos comentários para eu conhecer também! :)







@nocedanielle




@flamboesa



@torradatorrada





@tifforelie


@carolina_ferrer_


@Clerkenwell_Boy

Espero muito que vocês tenham gostado das dicas! Não tem muito segredo, mas tenho certeza que vai fazer a diferença! Não esqueça que a iluminação também é fundamental, aproveite a luz do sol, use luminárias e luzes de fundo. Se você usa celular para fotografar, deve ter reparado que a qualidade melhora muito quando está mais iluminado. Então abuse da luz! Aproveita e me segue lá no insta também! @mariaienke, beijos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário