Novas Alices | Maria Ienke: 5 dicas para começar a planejar sua viagem

Sponsor

5 dicas para começar a planejar sua viagem

30 de janeiro de 2017

Eu não sou uma pessoa muito viajada, mas espero que em breve eu possa estar aqui compartilhando algumas experiências de viagens com vocês! Vontade não falta! Esses dias andei pensando em algumas viagens que gostaria de fazer esse ano, a maioria aqui mesmo no Brasil. Enquanto pesquisava, percebi o quanto a gente geralmente é desorganizado e sem planejamento, hahaha! E que unindo essas duas coisas tudo se torna muito mais fácil, você consegue viajar mais e aproveitar melhor cada viagem! Por isso, decidi compartilhar com vocês cada passo desse meu planejamento, assim podemos trocar dicas e experiências!



Pra quem estiver curioso, eu não sou virginiana, haha! Mas acho que nasci no signo errado, pois eu adoro uma arrumação e organização! Passo horas navegando no Pinterest e em blogs à procura de mais dicas sobre o assunto. Pra mim, não é uma coisa chata e eu também não sou paranóica com isso, só gosto de manter tudo organizado, porque a cada avanço que eu dou nesse quesito, a minha vida melhora muito! Então, espero que da mesma forma que me ajudou, possa ajudar vocês também! :)

1. FOQUE em um destino e pesquise TUDO sobre ele
O foco em seu próximo destino é essencial, pois é muito comum que você esteja planejando uma viagem para o Nordeste e daqui pouco está olhando preços de passagem para Londres! Tente se manter focado em sua próxima viagem, e reserve algumas horas para ler blogs, sites e tudo mais sobre o assunto. Vídeos no Youtube também ajudam muito a conhecer melhor o lugar e saber quais são as principais atrações e passeios.



2. Faça um levantamento das DESPESAS
O meu sonho é ir pra Nova York, mas eu sei que esse ano talvez eu não consiga ir pra lá. Não estou desistindo, só adiando! Tem muitos outros lugares legais para conhecer, gastando bem menos! Muitas pessoas deixam de viajar por se frustrarem em não conseguir dinheiro suficiente para conhecer a cidade dos sonhos, e acaba perdendo muita coisa boa que está por aí, bem pertinho da gente! Escolha um lugar que esteja dentro do seu orçamento e pesquise passeios, restaurantes e hotéis. Anote tudo que for gastar, sempre contando com uma reserva a mais, para eventuais compras ou emergências. Ah, e não queira fazer tudo ao mesmo tempo, anote as coisas mais legais que você gostaria de fazer e dê preferencias para coisas que só tem naquele local! Em último caso, você pode optar por um pacote em agência de viagens, pois se torna mais fácil. Mas eu recomendo que você evite esse tipo de despesa. Se você, assim como eu, também gosta de pesquisar tudo e planejar cada detalhe, não compensa. Ou então, pesquise um pacote de passeios turísticos do próprio local, e compre aquilo que te interessa, faça seu próprio pacote! :)



3. Crie um ITINERÁRIO
Ta aí uma palavra que eu adoro, haha! Lembra que falei para evitar de comprar pacotes de viagem? A não ser que você esteja inseguro por algum motivo, aqui a ideia é você montar o roteiro do jeitinho que você quer! Com muita pesquisa, é possível fazer tudo sozinho. Se for para o exterior, não deixe de tirar todas as dúvidas com pessoas que já foram para lá! Pesquise bem quantas horas vai levar em cada lugar. Em passeios pagos, procure comprar tudo antecipado, pela internet. Você não precisa seguir tudo à risca, mas vai te ajudar muito para não perder tempo e aproveitar mais! 
Dica: Anote todos os endereços, telefones, números de reservas e salve mapas de todos os lugares que pretende ir.

4. Resolva questões BUROCRÁTICAS
Essa parte tenho que concordar que é muito chato, mas é a mais importante de todas! Reúna todos os papéis que precisa levar, regularize documentos e passaporte, e tome as vacinas, se for necessário. Aqui também entra alguns itens como: quem vai cuidar do cachorro durante a viagem e notificar o chefe sobre suas férias. Comece a resolver tudo isso com pelo menos quatro meses de antecedência! 

5. Faça um CHECKLIST de itens ESSENCIAIS
Você vai esquiar na neve? Tem roupa pra esse frio todo? Mas é realmente necessário? Esse tipo de coisa também deve ser resolvido com antecedência. Pesquise o clima e anote tudo que precisa realmente levar. Não esqueça de colocar na lista os eletrônicos que nunca lembramos na hora, carregadores, adaptadores de tomada, baterias extras e outras coisas do tipo. Depois você vai se agradecer por ter sido tão organizado, haha! 



DICA EXTRA: Não tenha VERGONHA!
A primeira vez que eu entrei num aeroporto eu me senti num labirinto! Nem sabia que existia a possibilidade de fazer check in sozinha e não sabia que dava para entrar na sala de embarque a qualquer momento, hahaha! Eu que sou tímida, a experiência se torna ainda pior! Mas é preciso perguntar e não ter medo de fazer algo errado (pra não dizer outra coisa, hahaha), só assim a gente aprende a se virar! :)
SalvarSalvarSalvarSalvar

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Realmente, sem planejamento nós não somos nada!
    Evitamos dor de cabeça, custos desnecessários e viajamos com aquela tranquilidade, né? <3
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ajuda muito! Que bom que gostou!
      Beijos :*

      Excluir